Museus

marMuseu de Arte do Rio
Instalado na Praça Mauá foi inaugurado em março de 2013, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho é o espaço da Escola do Olhar que desenvolve um programa acadêmico. construído em colaboração com universidades, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais , de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu.


Museu do amanhaMuseu do Amanhã
Erguido no Porto Maravilha e projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava sobre a Baía de Guanabara, foi inaugurado pela Prefeitura do Rio no dia 19 de dezembro de 2015.
O edifício de formas orgânicas foi  inspirado nas bromélias do Jardim Botânico, ocupa 15 mil metros quadrados e é cercado por espelhos d’água, jardim, ciclovia e espaço para lazer. O espaço examina o passado, apresenta tendências do presente e explora cenários possíveis para os próximos 50 anos a partir das perspectivas da sustentabilidade


 

Museu aeroespacialMuseu Aeroespacial
Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. . Em exposição permanente, encontram-se 80 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis, o primeiro avião construído pelo pai da aviação Santos Dumont.


museu casa do pontal Museu Casa do Pontal
Está localizado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro é “uma referência turística e antropológica não só no Brasil, mas em todo o mundo”. Seu acervo é composto por cerca de 200 artistas desde o início do século XX, envolvendo 8.000 peças. O acervo foi reunido por Jacques van de Beuque que também construiu a sede do museu. Entre os exemplares estão bonecos de Mestre Vitalino, Zé Cabloco e Manuel Eudócio que retratam os costumes de festas do interior do Brasil.


Museu da republicaMuseu da República
Localizado no bairro do Catete, foi a sede do poder executivo brasileiro até a inauguração de Brasília . Na década de 70 passou a brigar o Museu da república até os dias de hoje.Sua concepção em estilo eclético. Em 1983 o Centro de Referência da República é uma biblioteca com cerca de 10 000 obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras; centenas de títulos de vídeos; títulos de CD-ROMs sobre arte, história, museus e variedades e seiscentos títulos de periódicos.


museu nacionalMuseu Nacional
Localizado em São  Cristóvão, foi residência da família imerial por vários anos, onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembléia Constituinte republicana. É uma instituição de ensino e pesquisa que abriga vastas coleções de História natural e antropóloga. Ocupa uma área  de 3800 metros quadrados, com aproximadamente 10mil peças em exposição. Dentre as exposições, encontram-se: Botânica, Aves, Peixes, Mamíferos e diversos invertebrados; Antropologia Biológica, Geologia e Paleontologia; Arqueologia Grego-Romana, Egípcia, Pré-Colombiana e Brasileira; Etnologia Regional Brasileira, Indígena e Africana; Salas Históricas;


museu historico nacionalMuseu Histórico Nacional
O prédio foi construído pelos portugueses para servir de defesa da Baía da Guanabara. Inaugurado no dia 12 de outubro de 1922 em duas salas da Casa do Trem. Com o correr dos anos, passou a ocupar todo o conjunto arquitetônico, que somado a seu entorno constitui-se em acervo integrado às coleções do museu. Hoje reúne um acervo de mais de 350 mil itens, dentre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.


Fundacao

Museu da Vida(Fundação Fio Cruz)
Localizado na Fundação Oswaldo Cruz, o Museu da vida foi criado com o objetivo de garantir a população o acesso à informação sobre Saúde, ciência e seu impacto na vida cotidiana.
Proporciona 02 espaços com visitação aberta ao público mediante agenda do Museu.

  • Parque da Ciência
  • Passado e Presente

MuseuIndioMuseu do Indio
Conhecer um pouco da cultura e do dia-a-dia dos primeiros habitantes do nosso país.Através de casas indígenas construídas no jardim do Museu do Índio, podemos perceber a diversidade cultural e a contemporaneidade dos povos indígenas brasileiros. Durante a visita também conheceremos um pouco sobre objetos, sons, imagens, utilizados pelas tribos que fazem parte da exposição do local.


Museu de belas ArtesMuseu Nacional de Belas Artes
Edifício de arquitetura eclética projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira passos. Ocupando atualmente uma área de 17.000 m2, hoje é a instituição que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, concentrando um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.


Comments are closed.